A MOLDURA DO OLHAR
“Jamais se deve confundir uma cidade
com o discurso que a descreve.”
Trecho do livro ’As Cidades Invisíveis’, de Ítalo Calvino.
COMPOSIÇÃO:
s. ato ou efeito de dar forma ao unir ou combinar diferentes elementos, partes ou ingredientes.

Há diferenças óbvias entre fotografia e arquitetura, enquanto a foto está inserida no plano 2D, o edifício inclui a 3ª e a 4ª dimensão, já que o espaço só pode ser apreendido ao ser percorrido. A arquitetura se insere na paisagem e é objeto dinâmico de observação por estar diretamente relacionada com pessoas – lugar de morar, de trabalhar, de conviver. O surgimento da fotografia é fruto do desejo de paralisar uma paisagem, um momento, um lugar.
Entretanto há uma especial particularidade entre essas duas artes, assim como a fotografia trata de uma perspectiva particular, que envolve um enquadramento, o olhar sobre a arquitetura também cabe em uma moldura e gera diferentes percepções.

INTERIOR X EXTERIOR | Studio SC
O arquiteto Marcio Kogan diz que compreendeu pela primeira vez na vida o sentido da palavra ARTE através do cinema, quando assistiu “O Silêncio”, de Ingmar Bergman. Suas obras arquitetônicas possuem uma ligação intrínseca com a questão cinematográfica, elas carregam linhas e volumes com a mesma proporção da tela widescreen e são uma ferramenta que comunica uma mensagem.

vista jardim | Studio SC
Um de seus projetos, o Studio SC, em São Paulo, abriga um estúdio fotográfico e traduz fortemente a relação da sua arquitetura tanto com o cinema quanto com a fotografia.
“Há um olhar, assim como na poesia,
que é uma forma de apreensão e absorção da realidade,
uma reflexão a respeito dos objetos, espaços, fatos
e pessoas que estão a nossa volta,
cuja escrita é a fotografia.”¹
A começar por sua fachada, um grande muro branco que passa despercebido por quem passa pela rua. Quem conhece o edifício e fala de arquitetura com certa propriedade, num primeiro momento, imagina tratar de uma obra fechada que não se relaciona com a cidade. Após conhecer o contexto, seu proprietário e a intenção do espaço, compreende-se a proposta.

Fachada | Studio SC
Para adentrar no edifício passa-se por uma caixa branca, enclausurada; como um foyer, que introduz o telespectador à sala de cinema, ou como a própria tela preta que quando iluminada, “cega” temporariamente para depois apresentar à cena. Um espaço, um vazio visual e mental, um silêncio momentâneo, uma interrupção e isolamento entre o exterior anteriormente vivenciado e o espaço a se apresentar. Como um rito de passagem para um lugar completamente novo, é um estimulo para a percepção.
A arquitetura que se encontra no interior é o oposto da fachada: estimulante e rica em texturas. Permanece o conceito de galpão, porém Kogan consegue transformar algo simples em arte usando recursos como a luz, a materialidade e enquadramentos. Grandes aberturas, do chão ao teto, aparecem ao longo de todo projeto e permitem novas perspectivas , novas configurações de paisagem e uma integração entre espaço interno e externo.
“A fotografia não trata da coisa fotografada,
mas da aparência dessa coisa quando fotografada.”²

portas abertas | Studio SC
“Criar uma imagem fotográfica é
colocar uma moldura em torno de um assunto escolhido.
As proporções da moldura e a posição do assunto dentro dela
têm grande influência sobre como a imagem é ‘lida’.”³
Marcio Kogan cria uma arquitetura que possibilita ao olhar apreender diversas visuais, mas este olhar é individual e intransferível. Uma foto nunca vai falar por si só sobre uma arquitetura, uma foto só fala ao próprio fotógrafo, pois é reflexo de sua visão.
Mesmo sendo muito dinâmico, pela possibilidade de aberturas e fechamentos, o espaço é bastante estático, como uma fotografia. O proprietário Sérgio Coimbra exige uma rigorosa manutenção do espaço, para preservá-lo como quando concebido pelo arquiteto. É um edifício que não sofre a usual transformação pelo usuário através do tempo, porém isso não é reflexo de uma postura controladora, mas mostra um respeito pela obra do arquiteto. Além de uma arquitetura, é como uma instalação, uma obra de arte a ser admirada pelo que é.

INTERIOR| Studio SC
1 MASCARO, Cristiano | Tese de Doutorado: A Fotografia e a Arquitetura - Pós-Graduação FAU-USP
2 WINOGRAND , Garry | fotógrafo.
3 PRÄKEL, David | Composição - Ed. Bookman
Photos by Nelson Kon